A arte e os artistas daqui

Rancho Queimado é uma cidade cheia de surpresas! Nela se respira arte e muitos são os talentos. Desde simples ornamentos até objetos que são verdadeiras obras de arte, nos quiosques, lojas e ateliers que vendem e produzem o mais fino artesanato.

Destaque para os trabalhos em palha-de-milho da conhecida Vó Nair, que há anos tem seu atelier instalado no Centro da cidade. Ali, ela molda a palha que ganha vida: pássaros, flores, personagens e tudo que a imaginação deixar fluir!

Característico nas cidades de colonização alemã, a pintura em madeira conhecida por Bauernmalerei (bauern = agricultor, camponês; maler = pintor) é uma técnica herdada dos imigrantes. Seus motivos florais são feitos por delicadas pinceladas, sempre únicas e inconfundíveis.

Outra arte típica de Rancho Queimado é a famosa gamela - esculpida em madeira nobre, é um dos produtos mais procurados pelo turista na Festa do Morango. Um trabalho primoroso que já é uma das identidades da festa.

Há muitas outros trabalhos artesanais, como bordados à mão - ponto-cruz, tricôs, crochês, o fino richiliê, entre outros. Na Festa do Morango você poderá ver todos esses trabalhos reunidos na feira de produtos locais. São tantas as artes e os talentos que temos, que ficamos indecisos diante do que comprar!





Conheça a arte e os artistas de Rancho Queimado. Você ficará admirado diante de tantos talentos que a cidade tem! Os artistas transformam a sua matéria-prima em um produto de bom-gosto e bem-acabado!


BAUER, Jonei. (2009). São Francisco de Assis. óleo sobre tela. 80 x 100cm

Nenhum comentário:

Postar um comentário