História
A Festa do Morango teve sua primeira edição em 1992. Surgiu de uma iniciativa da comunidade do Distrito de Taquaras que se via preocupada com o crescente êxodo rural do município. Era necessário chamar a atenção dos governantes e executar ações que garantissem a permanência do agricultor e de toda a sua família aqui, no campo. A alternativa, economicamente lucrativa e rentável, foi o morango.
Desde então, o morango se fortaleceu e transformou-se no produto mais cultivado da região. Rancho Queimado ganhou o título da "Capital Catarinense do Morango" e teve a sua economia fortalecida por um conjunto de ações voltadas ao turismo que surgiram.
A Festa do Morango foi o alicerce na busca pelos resgates às tradições e culturas germânicas e tropeiras. O Coral Municipal, os grupos de danças folclóricas, o Monumento ao Tropeiro, o Portal Turístico de Taquaras, a casa do Imigrante e a revitalização do Museu Hercílio Luz foram os primeiros resultados.
A cidade foi mudando. As casa e jardins; as praças e igrejas; novos atrativos foram surgindo. O Ministério do Turismo aponta o destaque que Rancho Queimado tem no cenário turístico nacional.
A festa mantém as características desde a sua primeira edição: danças germânicas, desfile histórico, fazendinha, feira de produtos coloniais e artesanais, almoço colonial e muitas delícias feitas com o morango.
Atrativos
A festa acontece no Parque do Morango, localizado no Distrito de Taquaras, distante 14km do centro da cidade. O percurso já é uma festa aos olhos: o "Caminho das Flores", a Cascata Trisãmya e o Museu Hercílio Luz poderão ser contemplados.
São atrativos na Festa do Morango:
- Desfile Histórico- com muitos trajes típicos, carros ornamentados, animais. Contam um enredo sobre a cidade;
- Bailes e shows- com grupos de danças germânicas e com a presença das Madrinhas da festa;
- Feira de produtos coloniais e artesanais;
- Casa do Imigrante - casa-museu reconstruída e que mantém as características dos imigrantes alemães;
- Sítio do Papai Noel - composto por casa, fazendinha e horta-pomar, recria um ambiente de casa de sítio, com muita magia;
- Noite Santa de Natal - um espetáculo que narra o nascimento de Jesus Cristo, é um presépio-vivo;
- Tropeada a Belém - uma tropeada natalina que acontece à noite, com os cavaleiros vestindo mantos e coroas de Rei, iluminados por tochas.
Vídeo da Festa do Morango
Nenhum comentário:
Postar um comentário